Friday, February 1, 2008

Hype!


Hype, um documentário de Doug Pray. E.U.A, 1996.

Uma viagem desde as origens do movimento grunge em meados da década de 1980 até ao seu quase desaparecimento cerca de dez anos depois.
O movimento teve origem em Seattle, no noroeste dos E.U.A., numa altura em que a cidade não fazia parte do itinerário das tourneés das grandes bandas, criando assim espaço para as pequenas bandas da cidade se mostrarem em concertos em bares e pequenas salas de espectáculos. Simultaneamente, começaram a surgir pequenas editoras e fanzines quase artesanais que acabariam por tornar-se nomes de culto (como a SUB-POP) e que iriam ajudar à divulgação do fenómeno grunge. Na passagem da década de 1980 para 1990 quando bandas como Alice in Chains, Nirvana, Pearl Jam e SoundGarden começaram a ganhar popularidade, o grunge deixou de ser um movimento local de bandas de garagem formadas entre amigos e ganhou proporções globais, contratos milionários e atenção constante dos media. Esta exposição excessiva e a pressão dos media tornou o movimento numa moda com a qual os seus mentores não se identificavam e com a qual não sabiam e não queriam lidar. Os casos de Andrew Wood (Mother Love Bone) , Kurt Cobain (Nirvana) e Layne Staley (Alice in Chains), entre outros, são tristes exemplos dessa inadaptação à popularidade, à pressão dos media e ao consumo excessivo de drogas.
Além de muitos depoimentos de personalidades mais ou menos conhecidos do movimento grunge e de muita música, o documentário exibe também a primeira apresentação ao vivo de Smells Like Teen Spirit o hino que lançou para a fama os Nirvana.

1 comment:

Anonymous said...

Os tempos de hoje infelizmente não estão para movimentos. Quando é que nos movemos tono? é preciso meter a GVM a tocar?