Saturday, June 27, 2009

Blue Man


O Blue Man Group (Blue Man, BMG) é uma organização criativa fundada por Phil Stanton, Chris Wink, e Matt Goldman. O grupo é centrado num trio de artistas mudos, intérpretes ou executantes, chamado Blue Man, que se apresentam numa máscara de tinta azul de látex e roupas pretas.
Blue Man Group incorpora música rock (com ênfase na percussão), estranhos adereços, iluminação, etc.
Tem bastante notoriedade também por ter bastante participação da plateia, principalmente nas filas da frente, onde são fornecidas capas plásticas, a fim de proteger os espectadores de várias coisas como por exemplo tintas lançadas, projetadas, ou pulverizadas a partir do palco.
O grupo mostra-se bem orientado, bem-humorado, enérgico e, muitas vezes, empregam pensamentos que provocam sátiras sobre a vida moderna

Tudo isto começou quando os amigos Chris Wink, Matt Goldman e Phil Stanton (colectivamente referidos como CMP) formaram o Blue Man Group, em 1988. CMP trabalhou para a restauração Glorioso Foods, em Manhattan, Nova York. CMP Blue Man como os outros (Caryl Glaab) trabalharam em som, luz, palco, etc. Eles começaram a aparecer nas ruas, realizando eventos incomuns como um funeral para os anos 80, em 1987, também fizeram curtas bits para o cabaré do metro de Tom Murrin, The Alien Comic, em "The Club" no Teatro La Mama Experimental Club. Pouco depois o crítico Stephen Holden do The New York Times apelidou-os de delirante mistura de música, pintura e palhaçadas.
Meryl Vladimer, o Director Artístico do clube, viu os trabalhos de Blue Man Group para criar um show completo. A popularidade continuou como uma bola de neve, CMP acabou ganhando um Obie Award e um Lucille Lortel Award, o que levou os produtores a sair da brodway para outros lugares. O espectáculo Tubos estreou em 1991 no Teatro Astor Place.
Blue Man Group ganhou uma menção especial no Village Voice Obie Awards 1990-1991 , e um prémio especial em 1992 a Lucille Lortel Awards, que são de excelência em teatro.
Em 1999, o grupo lançou seu primeiro CD. Ainda continha algumas das músicas da sua fase de produções. Em 2002, o grupo participou de Moby's Area, que foi mais performances teatrais do que concertos. Canções desenvolvidas durante esta turnê apareceram em 2003 no álbum The Complex.
Em 2004, o grupo lançou um DVD com seu trabalho chamado Score Reel 2004.
The Complex caracterizou uma variedade de vocalistas convidados e inclusive Tracy Bonham, Dave Matthews, Gavin Rossdale e Venus Hum. O registo desovado na sua própria tour 2003, o primeiro headlined a Blue Man Group. A tour que trouxe Tracy Bonham e Venus Hum. O DVD surround incluí um mix de algumas das gravações de estúdio.
Blue Man Group lançou a sua segunda tour, o "How to Be a Megastar Tour 2.0", em 26 de setembro de 2006. A digressão acrescentou alguns novos materiais a partir do material original Complex Rock Tour, e teve como Tracy Bonham o vocalista. DJ / VJ Mike Relm foi o acto de abertura da segunda parte desta tour, que terminou 22 de abril de 2007, em Wilkes-Barre, PA. Esta terceira parte da turnê começou em maio de 2007 e incluiu performances na cidade do México, Guadalajara e Monterrey, México, Buenos Aires, Argentina; São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil, e Santiago, Chile. A quarta parte, usando "2.1" em seu título, inclui ainda Reino Unido e Canadá. Na sequência disso, o Megastar World Tour visitou França, Coréia, Canadá, Alemanha, e alguns outros países europeus ao longo de 2008.
Em 2006, o grupo fez um documentário chamado Inside of STF Tube. O grupo lançou um DVD e CD em conjunto em 1 de abril de 2008, How To Be A Megastar ao vivo, gravado em Dallas, Texas. Características especiais incluem o original "I Feel Love" em vídeo, um vídeo Fred Armisen que foi editado após as duas primeiras partes da tour.

As apresentações tem temas familiares, humorísticos, energéticos e freqüentemente satirizam a vida moderna. Muito do humor quebra a quarta parede, como interromperem a apresentação para ridicularizar os que chegam atrasados, por exemplo.
Os Blue Men são inusitados em todos os aspectos, mas uma das suas marcas registadas são os incríveis mas muito sonoros instrumentos. O mais original é o Drumbone, feito de cano PVC, e que causa um som quando é tocado por baquetas, e suas notas são mudadas ao levantar ou puxar a extensão do cano.
Outro instrumento muito diferente é uma vara que, ao ser balançada, faz um som diferenciado como se fosse um mix, e seu som é ainda amplificado por microfones instalados na ponta da vara.
Utilizam também um piano, que é usado como instrumento de percussão. O piano fica em pé, com as cordas na vertical, e um dos Blue Man bate nas cordas com uma grande baqueta. O som é impressionante e pode ser observado na canção Baba O'Riley.
Além destes, há outros instrumentos que podem ser conferidos no DVD The complex.

SITE OFICIAL

BABA O´RILEY, BLUE MAN